8 ERROS EM LANDING PAGES PARA NÃO COMETER AO CONSTRUÍ-LAS

Você já ouviu falar que o sucesso está nos detalhes? Essa é uma máxima que vale muito quando estamos falando de Landing Pages. 

Se você já navegou pelo nosso blog, já deve ter conferido algumas de nossas dicas para criar Landing Pages de sucesso. Pensando justamente nesses detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso ou fracasso da sua Landing Page, preparamos este artigo para te mostrar os 8 erros mais comuns na construção de Landing Pages – e, mais importante, como evitá-los.

Sem mais delongas, vamos lá?

O que é uma Landing Page?

Landing Pages são ferramentas cruciais para os profissionais do marketing digital, sendo elementos importantíssimos para o desenvolvimento de campanhas.

“LP”, para os íntimos, é como chamamos as páginas projetadas para capturar a atenção dos visitantes e convertê-los em Leads ou Clientes.

De forma geral, elas precisam seguir um certo padrão, além de serem claras e objetivas, para que assim, o cliente em potencial não desista de seguir com a ação.

E, quando bem estruturada, uma Landing Page pode despertar interesse de um visitante e garantir uma nova oportunidade de negócio. E, é por isso que não pode haver enganos nas páginas de aterrissagem. 

Os principais erros nas Landing Pages

Construir uma Landing Page eficaz requer dominar o comportamento do seu público, princípios de escrita persuasiva e conhecimentos de design, usabilidade e UX.

Eu sei, isso faz parecer que criar uma única Landing Page exige o trabalho de 5 profissionais diferentes e, apesar de ser altamente recomendado que você envolva ao menos um redator e um designer, ainda assim é possível criar uma Landing Page sozinho.

Isso porque as ferramentas de automação de marketing costumam disponibilizar editores drag and drop, que facilitam muito este processo. Então não se desanime se você não puder contar com outros profissionais para lhe ajudar!

Entretanto, com tantas variáveis envolvidas, é fácil cometer erros que reduzem as taxas de conversão e afastam os visitantes. A seguir, confira alguns problemas na página de conversão que você deve evitar:

1. Ausência de objetivo claro 

Costumamos dizer que este é um dos erros mais graves, já que o objetivo das Landing Pages é justamente apresentar conteúdos de qualidade e ricos em informações que direcionam o visitante a uma ação específica. 

Porém, se os objetivos não estão bem definidos na hora de criar sua página, isso pode se traduzir em um copy fraco e genérico, prejudicando o desempenho da página.

Sempre certifique-se de que cada Landing Page tenha um propósito definido e que todos os elementos estejam alinhados. Nada de oferecer mais de um produto ou apresentar diversos CTAs. Equívocos como esses podem causar a distração e o desinteresse do leitor. 

2. Excesso de informações e elementos distrativos

A falta de um objetivo claro pode impactar diretamente outros problemas dentro do Landing Page, dentre eles está justamente o excesso de informações e a inclusão de elementos distrativos. 

Por isso, foque no seu objetivo e entregue um conteúdo interessante o suficiente para deixar o gostinho de “quero mais”. Seja direto e objetivo, garantindo a compreensão e aumento na taxa de conversão. Além disso, busque um design limpo e o texto conciso, destacando apenas o essencial para guiar o visitante à ação desejada.

3. Formulários longos e complexos

Formulários complicados podem desmotivar a conversão – ou, pior ainda, fazer com que preencham “de qualquer jeito”, com informações incorretas.

Solicite apenas as informações essenciais para o seu objetivo. Um formulário simples aumenta a probabilidade de conversão, enquanto um formulário longo pode fazer com que o visitante abandone a página. 

Para suas ofertas indiretas, considere perguntar apenas: nome, email e as perguntas que permitirão você entender se esse Lead tem perfil compatível com suas Personas.

Se você usa o RD Station, uma boa pedida é usar o formulário inteligente para aprofundar as informações de quem já é um Lead. 

Confira mais sobre como construir bons formulários com nosso artigo: Que perguntas não podem faltar nas Landing Pages?

4. Ausência de CTAs simples

Os CTAs são elementos fundamentais em quase todos os elementos da sua estratégia de Marketing. Afinal, são eles que conduzem o público rumo à ação desejada. 

Eles devem ser claros, visíveis e convincentes. Use verbos de ação que incentivem o visitante a agir imediatamente e posicione os CTAs de forma estratégica para maximizar a conversão.

5. Falta de testes e otimização contínua

Enquanto sua taxa de conversão não estiver em 100%, ainda existe espaço para melhoria.

E atingir uma taxa de conversão de 100% é praticamente impossível. Isso significa que você deve sempre desenvolver e colocando em prática testes e pensando em melhorias frequentes. 

Fazer testes A/B para a comparação de modelos pode ser uma boa opção. Através deles você pode entender a preferência do visitante e até mesmo um padrão de conversão, pode entender o que funciona e o que não ou o que chama mais atenção. 

Fonte: CNX